Estrutura do conjunto de corpos sutis humanos

A manifestação, do nosso Espirito e Alma, nos mundos materiais ocorre a partir de corpos sutis e campos de energia. A medida que “descemos”, em direção aos planos mais densos, são criados “invólucros”, capazes de manifestar a nossa consciência, com diferentes graus de densidade e complexidade.

A tradição oriental oferece um panorama estruturado e simplificado desse processo, apontando os diversos níveis de consciência-energia divididos em planos ou dimensões.



Do nível mais denso para o sutil, a estrutura é constituída de 7 planos.

1)Plano físico – é o mais denso de todos, onde situa-se o nosso corpo físico e pelo qual percebemos a realidade a partir dos cinco sentidos.

A cor vermelha, representado na figura acima, é chamado de duplo etérico ou campo energético, que vibra em uma frequência muito próxima a matéria. Nele encontramos os meridianos e nadis (canais de energia por onde o Chi, Ki ou Prana percorrem o corpo) e os chacras.

2) Plano astral/emocional – onde encontram-se as emoções ligadas ao ego humano, as paixões e as emoções, é o corpo dos instintos, dos impulsos e dos desejos.

3) Plano mental – por sua vez é dividido em dois: o mental inferior onde se localiza a nossa racionalidade, a cognição, avaliação das nossas atitudes, pensamentos concretos entre outros. E o mental superior está ligado a ideias abstratas, a criatividade, ao simbolismo, realiza analises, sínteses e conclusões

4) Plano búdico - onde encontram-se as energias psíquicas ou da alma

5) Plano espiritual ou Átmico- onde se manifestam as essências espirituais

6) Plano monádico – onde se manifestam as mônadas

7) Plano divino


O homem, seus corpos e chacras

O homem reproduz, em escala microscopia, o universo com seus planos e subplanos, realizando através das transformações e processos de sua própria vida, uma réplica ou parodia de acontecimentos planetários e cósmicos, e em sincronia com eles.

Diz-se, portanto que o homem possui 7 corpos correspondentes aos respectivos planos de consciência-energia cósmica. A personalidade do homem (“eu inferior”) é constituída pelas energias dos planos físico, vital (ou astral) e mental inferior. Os planos mental superior, intuicional (ou Búdico) e espiritual (ou Átmico) fornecem as energias e materiais constitutivos da Tríade Espiritual (“eu superior”). No plano monádico residem as mônadas individuais que são os reflexos individualizados dos três aspectos do Logos.


No corpo físico, em seus níveis mais sutis (etérico), existe uma complexa rede de canais (meridianos) e vórtices (chacras) de energia, responsáveis pela incessante troca e processamento das energias provenientes dos diversos planos da consciência-energia, através dos respectivos corpos ou planos do ser.

Dentre a enorme quantidade de vórtices existentes no complexo energético humano – responsáveis pela entrada (aferentes) ou saída (deferentes) de energia – destacam-se por seu tamanho e importância 7 chacras, conhecidos na tradição esotérica como Chacras Magnos. Esses vórtices se apresentam como “flores energéticas” ligadas à medula espinhal por um “talo” (conduto energético).



Texto baseado: Uma introdução à Teosofia de Afonso Celso L. Wanderlei no site da UNIPAZ de Recife.org

Posts Em Destaque